Bandoneon Fest - A festa com a cara de Joinville!!!

Na foto: familia Trapp - a origem do evento
Dionisio Trapp - o fundador (ponta direita, paleto preto)

 

Há mais de 18 anos surgiu a idéia de reunir por um dia vários tocadores de bandoneon. Iniciaram-se estudos a respeito, o que resultou na decisão de por em prática um encontro entre bandonionistas.

Realizou-se, então, o Primeiro Encontro Regional de Bandonionistas no terceiro domingo de maio de 2001.Apresentaram-se 35 bandonionistas e a festa recebeu um público aproximado de 1.000 pessoas na Sociedade Esportiva e Recreativa Piraí.

Pela música do bandoneon ser de tal forma apreciada e o primeiro encontro repercutir com tanto sucesso, é que foi realizado o Segundo Encontro de Bandonionistas, chamado então de BANDONEON FEST, em maio de 2002 - recebendo aproximadamente 50 músicos e aproximadamente 2000 pessoas de público.

Com apenas 2 anos de realização deste evento, os organizadores perceberam que a festa precisava de um espaço maior e mais adequado para sua realização, resolvendo desta forma transferi-la para a maior Sociedade Típica de Joinville – Sociedade Rio da Prata – em Pirabeiraba, em sua terceira edição.

A partir de então, mais do que se realizar um encontro entre músicos, a coordenação passou a ser referência em organização de festas típicas na cidade, bem como organizadores de vários eventos paralelos que envolvessem a música de bandoneon e a cultura alemã.

Trabalhando com produção e promoção cultural tornaram-se destaque da cidade de Joinville por realizar o maior encontro de músicos bandoneonistas do Brasil e do mundo, eles trabalhando durante todo o ano na preparação da Festa do Bandoneon.

Desde a 3ª festa até a 17ª edição, todas aconteceram na Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba, sempre na mesma data, sendo incluído, portanto, no calendário municipal de eventos que, no 3º domingo do mês de maio de cada ano, acontece a Bandoneon Fest.

A partir de 2018, a festa passa a contar com dois dias de evento, incluindo uma noite de Gala no Teatro Harmonia Lyra, em Joinville, com a presença do bandonionista da Alemanha Klaus Gutjahr e tambem a realizacao do show internacional de tango, vindo diretamente da ARGENTINA, o que fara o publico joinvilense se sentir em um show igual aos realizados em Buenos Aires. 

A elaboração deste evento é fundamentada no resgate do instrumento bandoneon. Sabe-se que o bandoneon é um dos instrumentos mais antigos de nossa região, faz parte da cultura e da tradição deste povo. O evento, que por muitos anos foi considerado uma festa alemã, hoje busca enaltecer o instrumento e demonstrar a versatilidade do Bandoneon ao tocar os mais variados estilos musicais.

Marca de grande valor deste trabalho está no surgimento de outras festas do bandoneon em cidades vizinhas, que receberam o apoio dos organizadores para iniciar também este belíssimo evento em outros lugares, a fim de promover a educação musical, resgate às tradições e manutenção da cultura.

Também em uma diversidade de eventos realizados na cidade de Joinville, bem como fora do município e até mesmo do Estado, nossos músicos são encaminhados para apresentações, tornando possível fazer o bandoneon instrumento mais conhecido e, ao mesmo tempo, abrindo portas para muitos bandonionistas optarem pela música como profissão.

Dezoito anos de realização do projeto Bandoneon Fest é para seus coordenadores motivo de grande orgulho, já que proporcionam um evento de entretenimento e cultura, trazendo sempre grandes nomes da música do bandoneon - inclusive do exterior  - fazendo da cidade de Joinville referência para todo mundo.

Atualmente os bandonionistas são chamados durante todo o ano para estarem presentes em eventos públicos e privados, levando a todos sua boa música e fazendo o instrumento bandoneon ainda mais conhecido e admirado.

Assim, Joinville tem agora em todos cantos da cidade a melodia do bandoneon, que toca jovens, adultos e crianças!

Bandoneon Fest - A festa com a cara de Joinville!!!

 

 

A Bandoneon Fest  oferecerá a entrada totalmente GRATUITA ao público nos dois das do evento.

 

 

 

WWW.BANDONEONFEST.COM

Facebook: Bandoneonfest Joinville

Instagram: : Bandoneonfest Joinville

bandoneonfest@terra.com.br

Telefone +55 47 34395071

Whastapp: +55 47 999125983

 

SOCIEDADE HARMONIA LYRA EM JOINVILLE

Rua Quinze de Novembro, 485, Centro, Joinville 

 

 

SOCIEDADE RIO DA PRATA EM PIRABEIRABA

SC 418, Km 07, Pirabeiraba

Antiga Estrada Dona Francisca

 

JOINVILLE, SC, BRASIL

 

Artigos

Festa do Bandoneon

Prezado Sr.Dionísio e família,   O evento da Bandoneonfest organizado por voces merece os maiores aplausos. Valorizar e criar oportunidades resgatando as tradições germânicas traz de volta a identidade forte de uma região como a cidade de Joinville. As tradições,a sua cultura e os...

Bandoneon é o seu nome!

"Nossa amizade sempre se renova nos momentos mais difíceis. nessa hora, a tua companhia me conforta, gerando energia positiva voltada à minha paz de espírito. Bandoneon é o seu nome!" Aloísio Krüger 31/10/2010

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!